Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória

As discussões sobre a pesquisa (auto)biográfica firmou-se como uma área de conhecimento das mais promissoras nas Ciências Humanas e Sociais, reconhecida internacionalmente. O presente livro reúne temas norteadores de seus grandes eixos de investigação e as tendências mais recentes abordadas por professores-pesquisadores brasileiros líderes de grupos de pesquisa que vêm tratando de questões relevantes para a Educação sob esse prisma. A diversidade das perspectivas teóricas, disciplinares, metodológicas enriquece as interfaces entre o biográfico e a Educação e favorece aproximações inovadoras do ponto de vista das três grandes vertentes da pesquisa (auto)biográfica: como método de investigação, como prática de formação e como procedimento de acompanhamento. As pesquisas nessa área apresentam-se, portanto, como um campo interdisciplinar e de interesse para todos os pesquisadores que em suas atividades profissionais se voltam para a criança, o jovem e o adulto e os seus processos de aprendizagem, de formação e/ou de inserção social e profissional.

O livro, Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória, - reúne os textos que transversalizam o biográfico, as (auto)biografias e as histórias de vida ancoram-se nas pesquisas do cotidiano, do imaginário e da memória, como vertentes privilegiadas que subsidiam os trabalhos de pesquisa e  de práticas de formação dos diferentes grupos de pesquisa que partilham suas experiências no campo da pós-graduação em educação no Brasil.

Suas contribuições, neste livro, evidenciam as potencialidades dos usos das fontes autobiográficas em Educação como método de pesquisa, como prática de formação e de acompanhamento, mas também como fenômeno psicológico, antropológico e institucional. O leitor encontrará as principais orientações que embasam a pesquisa (auto)biográfica na pós-graduação em Educação, seus eixos de investigação, seus referenciais teóricos e metodológicos e seus direcionamentos e tendências atuais.