(Auto)biografia: formação, territórios e saberes

A temática deste livro – (Auto)Biografia: formação, território e saberes – congrega pesquisadores que desenvolvem investigações em diversas correntes das Ciências Humanas e Sociais e têm em comum a preocupação com o (auto)biográfico como método de investigação, prática de formação e de intervenção social.

A riqueza dos trabalhos aqui apresentados decorre da grande variedade de situações investigadas no Brasil, Espanha, França, Suíça, Polônia, Portugal e Alemanha. Eles evidenciam as relações dialéticas entre a formação e os territórios nos quais esta se desenvolve e os saberes que se constroem na interação entre eles.

O interesse das discussões é permitir demarcar o campo da pesquisa (auto)biográfica, problematizar pontos de convergência e buscar aproximações epistemológicas, teóricas e metodológicas que se expandiram em múltiplas direções, mas encontram pontos de intersecção frutuosos no paradigma compreensivo das Ciências Humanas e Sociais, inaugurado por Wilhelm Dilthey (1833-1911), que fez da autobiografia um modelo hermenêutico para a compreensão do mundo humano.