Livros

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 3

 

Tendências de pesquisa (auto)biográfica

Este livro reúne quatro novos direcionamentos da pesquisa (auto) biográfica: Vida, corpo e saúde; A pesquisa (auto) biográfica com crianças e adolescentes;  Narrativas  autobiográficas e cuidado de si; Transmissão intergeracional: relações de gênero e modelos biográficos. Esses trabalhos apresentam pontos de vista diversificados, desenvolvidos por pesquisadores que investigam em diferentes horizontes culturais no Brasil, França, Itália, Quebec, Portugal e Suíça. Cada texto sugere uma nova abordagem metodológica para a pesquisa educacional e indica seus desdobramentos práticos nos processos de formação.

O livro compreende 16 capítulos, dos quais 08 escritos originalmente em italiano e francês, cuja tradução contou com a participação de Denice Catani (FEUSP), Adir Ferreira  (PPGEd-UFRN); Norma Takeuti (PPCS-UFRN); Marcos Antonio de Carvalho Lopes (PPGEd-UFRN); Luis Passeggi (PPGEL-UFRN); Helena Coharik Chamliam (FEUSP); Anderson Spavier Alves; Giani Boscolo; Teresa Carvalho (UNEB); Zuleide Cardoso (FAMETTIG).  

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 2

(Auto)biografia: formação, territórios e saberes

A temática deste livro – (Auto)Biografia: formação, território e saberes – congrega pesquisadores que desenvolvem investigações em diversas correntes das Ciências Humanas e Sociais e têm em comum a preocupação com o (auto)biográfico como método de investigação, prática de formação e de intervenção social.

A riqueza dos trabalhos aqui apresentados decorre da grande variedade de situações investigadas no Brasil, Espanha, França, Suíça, Polônia, Portugal e Alemanha. Eles evidenciam as relações dialéticas entre a formação e os territórios nos quais esta se desenvolve e os saberes que se constroem na interação entre eles.

O interesse das discussões é permitir demarcar o campo da pesquisa (auto)biográfica, problematizar pontos de convergência e buscar aproximações epistemológicas, teóricas e metodológicas que se expandiram em múltiplas direções, mas encontram pontos de intersecção frutuosos no paradigma compreensivo das Ciências Humanas e Sociais, inaugurado por Wilhelm Dilthey (1833-1911), que fez da autobiografia um modelo hermenêutico para a compreensão do mundo humano.

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 1

 

Biografia e Educação: figuras do indivíduo projeto

Como se encontram o mundo de experiências e de expectativas que cada um traz consigo e o mundo de conhecimentos proposto pelas instituições educativas? Existe uma relação entre a forma como o indivíduo representa sua vida e a maneira como adquire competências e saberes sobre o mundo e sobre si mesmo? Como a família, a escola e a sociedade elaboram modelos e trajetórias de formação? Como os indivíduos constroem subjetivamente o percurso e a imagem de sua existência?

Neste livro, Christine Delory-Momberger analisa o biográfico como uma categoria da experiência que permite integrar, estruturar e interpretar as situações e os acontecimentos vividos. Mostra que a maneira como os indivíduos biografam o que eles são e o que fazem na família, na escola, na profissão, na formação inicial e continuada são constitutivos do processo de educação. Na atividade de biografização, concebida como instância de auto-socialização, realizam-se o encontro e a negociação entre os projetos de si e os projetos coletivos veiculados pelas instituições socializadoras.