Livros

Coleção “Pesquisa (auto)biográfica ∞ Educação”
 
Apresentação da coleção
 
De que modo os percursos de vida contemporâneos, caracterizados pela pluralidade das experiências educativas, sociais e profissionais, singularizam-se nas histórias individuais? A pesquisa (auto)biográfica analisa as modalidades segundo as quais os indivíduos e, por extensão, os grupos sociais trabalham e incorporam biograficamente os acontecimentos e as experiências de aprendizagem ao longo da vida. 
As fontes (auto)biográficas, constituídas por histórias de vida, relatos orais, fotos, diários, autobiografias, biografias, cartas, memoriais, entrevistas, escritas escolares e videográficas, configuram-se como objeto de investigação transversal nas Ciências Sociais e Humanas. Em Educação, a pesquisa (auto) biográfica amplia e produz conhecimentos sobre a pessoa em formação, as suas relações com territórios e tempos de aprendizagem e seus modos de ser, de fazer e de biografar resistências e pertencimentos. 
O símbolo do infinito, presente no título da coleção, “Pesquisa (auto)biográfica ∞ Educação”, sugestivamente, tem a intenção de marcar a abertura entre esses dois espaços e investir na liberdade de percorrer diferentes domínios da atividade humana mediante essa dupla entrada, a do (auto)biográfico e a do educativo. 
Concebida numa perspectiva intercultural, a coleção acolherá textos sob a forma de relatos, ensaios, trabalhos de pesquisa que confirmem a diversidade – geográfica e teórica – de situações, de abordagens e de pontos de vista.

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 7

 

Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória

As discussões sobre a pesquisa (auto)biográfica firmou-se como uma área de conhecimento das mais promissoras nas Ciências Humanas e Sociais, reconhecida internacionalmente. O presente livro reúne temas norteadores de seus grandes eixos de investigação e as tendências mais recentes abordadas por professores-pesquisadores brasileiros líderes de grupos de pesquisa que vêm tratando de questões relevantes para a Educação sob esse prisma. A diversidade das perspectivas teóricas, disciplinares, metodológicas enriquece as interfaces entre o biográfico e a Educação e favorece aproximações inovadoras do ponto de vista das três grandes vertentes da pesquisa (auto)biográfica: como método de investigação, como prática de formação e como procedimento de acompanhamento. As pesquisas nessa área apresentam-se, portanto, como um campo interdisciplinar e de interesse para todos os pesquisadores que em suas atividades profissionais se voltam para a criança, o jovem e o adulto e os seus processos de aprendizagem, de formação e/ou de inserção social e profissional.

O livro, Pesquisa (auto)biográfica: cotidiano, imaginário e memória, - reúne os textos que transversalizam o biográfico, as (auto)biografias e as histórias de vida ancoram-se nas pesquisas do cotidiano, do imaginário e da memória, como vertentes privilegiadas que subsidiam os trabalhos de pesquisa e  de práticas de formação dos diferentes grupos de pesquisa que partilham suas experiências no campo da pós-graduação em educação no Brasil.

Suas contribuições, neste livro, evidenciam as potencialidades dos usos das fontes autobiográficas em Educação como método de pesquisa, como prática de formação e de acompanhamento, mas também como fenômeno psicológico, antropológico e institucional. O leitor encontrará as principais orientações que embasam a pesquisa (auto)biográfica na pós-graduação em Educação, seus eixos de investigação, seus referenciais teóricos e metodológicos e seus direcionamentos e tendências atuais. 

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 5

 

Memórias e memoriais: pesquisa e formação docente

O livro explora um gênero acadêmico autobiográfico – o memorial – de grande tradição na universidade brasileira, nos processos de seleção e ascensão no magistério superior (memorial acadêmico) e de formação docente (memorial de formação). Os textos focalizam o memorial em várias direções: como fenômeno sociohistórico; como fonte de investigação; como prática de formação e como dispositivo de acompanhamento. Ele está dividido em três grandes partes: a) Memoriais: escrita de si, pesquisa, formação e acompanhamento; (b) Memoriais: formação e profissionalização docente; (c) Memoriais e outras escritas de si: transmissão intergeracional e representações do eu.

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 6

 

Narrativas de formação e saberes biográficos

Os textos reunidos no livro revelam, ao seu modo, como se constroem saberes biográfico nas narrativas de si. A questão central – a autoformação – é considerada sob três dimensões fundamentais para a investigação nas Ciências do humano: a dimensão político-epistemológica; a dimensão teórico-metodológica e a dimensão simbólico-imagética. 

O livro reúne de textos resultantes de investigação de pesquisadores com reconhecida experiência na área em 04 países – Argentina, Brasil, Quebec, Suíça -  sob diversos ângulos educacionais – literário, linguístico, filosófico, psicossocial, simbólico – que constituem fontes de inspiração para as pesquisas educacionais sobre a (auto)formação nas mais diversas situações de aprendizagem. 

Coleção Pesquisa Auto biográfica - Volume 4

 

Pesquisa (auto)biográficas e práticas de formação

O que possibilita socializar a riqueza das contribuições reunidas neste livro – Pesquisa (auto)biográfica e práticas de formação – é inquestionavelmente a cooperação científica entre os grupos de pesquisa que promovem e garantem o êxito dos Congressos Internacionais sobre Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA). A notoriedade nacional e internacional do CIPA deve-se, em larga mediada à diversidade dos temas abordados, mas também pelos desdobramentos que proporcionam as publicações dos trabalhos apresentados, que sistematizam e difundem a reflexão epistemológica, teórica e metodológica oportunizada por seus eixos temáticos. 

As fontes (auto)biográficas, constituídas por diários, autobiografias, biografias, cartas, memoriais, entrevistas narrativas, relatos, cadernos escolares, entre tantas outras, tornaram-se há mais de trinta anos objetos de investigação dos mais pertinentes em Educação. Elas têm permitido criar novos territórios de indagação sobre a aprendizagem nos mais diversos domínios e nas mais distintas modalidades. Não é, portanto, sem razão que os grupos de pesquisa reúnem-se em redes nacionais e internacionais e, por esse viés, estudam processos identitários, questões de socialização, modos de escolarização, problematizam a exclusão/inclusão social, resistências e pertencimentos e se interessam cada vez mais com o cuidado de si, com o outro e com o mundo. 

 Os textos, na sua quase totalidade, são da autoria de líderes de grupos de pesquisa consolidados no Diretório dos Grupos do CNPq e trazem para o leitor as principais orientações que embasam a pesquisa (auto)biográfica na pós-graduação das universidades brasileiras, ao sistematizar e apresentar o estado da arte das práticas de pesquisa e de formação em suas diferentes matrizes, permitindo uma ampla visão sobre seus eixos de investigação, seus  referenciais teóricos e metodológicos e novos direcionamentos da pesquisa educacional.